sábado, 8 de março de 2008

Menina adota tigre abandonado no RS



Menina adota tigre abandonado no RS
Ela usa metade da mesada de R$ 20 para ajudar a comprar comida para o felino.Animal foi deixado por funcionários de circo e levado para criadouro em Santa Maria.
Glauco Araújo Do G1, em São Paulo

Marina Chiapinotto/Ag. RBS
Luíza Prado Veppo Prolla, 9 anos, adotou tigre que está no Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria (RS) (Foto: Marina Chiapinotto/Ag. RBS)
A estudante Luíza do Prado Veppo Prolla, 9 anos, adotou, na terça-feira (26), um tigre que foi abandonado por um circo na cidade de Santa Maria (RS), em 2 de fevereiro. Ela usa metade de sua mesada, de R$ 20, para ajudar a comprar comida para o felino.

O tigre Taba, de 15 anos, foi abandonado com a leoa Milka, de 20 anos, em Panambi (RS). Os animais estavam com sinais de maus-tratos e foram levados pela Polícia Ambiental de Santa Maria para o Criadouro Conservacionista São Braz.

O pai de Luíza, o médico pediatra Ivo Prolla, 43 anos, disse que a colaboração da filha na adoção do tigre é simbólica, mas educativa. "Eu arco com o restante do custo de alimentação do tigre. Ela não quis adotar a leoa, que era a vontade inicial, porque o felino está doente. De qualquer forma, isso mostra a solidariedade que ela tem e será, com certeza, um grande aprendizado." "A leoa estava doentinha e achei que ela iria durar menos tempo, por isso quis ficar com o tigre", disse a menina.

Tratamento
A leoa sofre de fibrosarcoma nas narinas. "É um câncer grave que reduz muito a vida do felino. Não sabemos ainda como será feito o tratamento. Estudamos a possibilidade de cirurgia ou tratamento com remédios", disse Santos Braz, biólogo e ambientalista responsável pelo criadouro.

Ele disse que os dois felinos, por terem idade avançada, foram abandonados por "não servirem mais para o picadeiro". "Para você ter uma idéia, o tigre teve os caninos inferiores raspados pelos funcionários do circo. Quando eles foram trazidos para mim, estavam muito desidratados."

Santos afirmou que cada um consome, em média, 30 quilos de carne por dia. "Logo nos primeiros dias, eles chegaram a comer cerca de 40 quilos por dia, mas era por causa dos maus-tratos. Agora, estamos ensinando os dois a pegar presas vivas."

Susto
Aficcionada por animais de estimação e por felinos, a garota causou espanto entre os vizinhos de sua casa com a notícia da adoção. "Eles não acreditaram que eu tinha adotado um tigre de verdade. Todos diziam que era coisa da minha imaginação e que eu tinha adotado um tigre de pelúcia", disse Luíza.

Na escola, a menina também chamou a atenção com a decisão. "Meus amigos acharam a minha idéia legal. Tem até uma amiga minha que está pensando em fazer o mesmo, mas acho que ela vai escolher um pássaro", disse.
Cinéfila
Ela adora o Simba e a Nala, personagens do filme "O Rei Leão". "Já assisti várias vezes. Perdi a conta." A adoração de Luíza por animais não fica apenas nos filmes e no criadouro. "Temos quatro cachorros, um peixe, uma tartaruga e um hamster", disse o pai de Luíza.

Ele contou que a filha batizou a maioria dos animais de estimação da casa. " O bichon frisé (Bichon à poil frisé), de sete meses, recebeu o nome de Simba, por causa do filme. O outro bichon, de 4 anos, se chama Wendy", disse Prolla.

A border collie, de 2 anos, segundo o pediatra, foi batizada de Nala. "O hamster que temos em casa recebeu o nome de Timão, também personagem do filme O Rei Leão." A família ainda tem um pastor alemão (Deutscher Schäferhund), uma tartaruga e um peixe.

Adoção
Santos Braz disse que há outros animais no criadouro que podem ser adotados. "Queremos mesmo que a leoa seja escolhida por alguém ou por uma família, pois ela está bem debilitada e precisa de tratamento". Quem se interessar em adotar a leoa ou qualquer outro animal do criadouro pode entrar em contato pelo telefone (55) 3026-8925.

Para permanecer com a leoa e com o tigre, Braz terá de adaptar o espaço do criadouro para continuar com os felinos. "São medidas de segurança que farei questão de fazer para continuar a cuidar dos dois selvagens. Já recebi visitas de representantes regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) que conheceram o tigre e a leoa", disse.