quinta-feira, 18 de novembro de 2010

G1 - Geneticista da Coreia do Sul recupera raça de cão quase extinta - notícias em Ciência e Saúde

Cães sapsalis foram quase dizimados durante a ocupação japonesa.
Pele dos animais era utilizada para fazer casacos de inverno.

Do G1, com informações da Reuters

Há atualmente cerca de 500 sapsalis na Coreia do Sul, após mínimo de 8 em meados da década de 80Há atualmente cerca de 500 sapsalis na Coreia do Sul, após mínimo de 8 em meados da década de 80 (Foto: Hyungwon Kang / Reuters)

Uma tradicional raça de cães da Coreia está voltando a se multiplicar depois de décadas de pressões que quase riscaram do mapa os sapsalis (também chamados de sapsals ou sapsarees). Foram décadas de ocupação japonesa, depois a guerra entre as Coreias e a pobreza extrema. Entre 1910 e 1945, os militares do Japão mataram sapsalis a fim de confeccionar casacos para os soldados que serviam na gelada Manchúria. “Sapsalis” significa “os cães que afastam espíritos do mal e infortúnios”.Multiplicação dos sapsalis é um feito quase exclusivo do geneticista Ha Ji-Hong, professor da Universidade Nacional Kyungpook

Multiplicação dos sapsalis é um feito quase exclusivo do geneticista Ha Ji-Hong, professor da Universidade Nacional Kyungpook (Foto: Hyungwon Kang / Reuters)

Em meados da década de 80, só havia oito sapsalis, segundo o geneticista Ha Ji-Hong, professor da Universidade Nacional Kyungpook, na Coreia do Sul. Mas, graças a uma combinação de técnicas tradicional de criação de animais e modelos avançados de manipulação de DNA, Ha e outros pesquisadores conseguiram assegurar a multiplicação dos sapsalis. “Restaurar a raça sapsali com apenas oito cães não foi fácil”, conta Ha.

Uma das características mais valorizadas dos sapsalis é sua extrema lealdadeUma das características mais valorizadas dos sapsalis é sua extrema lealdade (Foto: Hyungwon Kang / Reuters)

O primeiro registo conhecido de um sapsali é de um mural em uma tumba da época do Terceiro Reino (37 a.C. a 668 d.C.). Há outras duas raças nativas da Coreia: jindo e poongsan.