segunda-feira, 12 de abril de 2010

Advogados para animais: análise comparativa entre os modelos suíço e brasileiro | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

 

Advogados para animais: análise comparativa entre os modelos suíço e brasileiro | ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

Encontrei um Animal!

FONTE: www.projetomiau.org.br

• Projeto Mi & Au é uma ação de iniciativa coletiva, com finalidade educativa no segmento da valorização da vida, especificamente às espécies caninas e felinas.

Encontrei um animal, e agora, o que faço?
As pessoas “boas de coração” frequentemente se preocupam em ajudar o seu semelhante (outro ser humano) e também o seu próximo (outros seres vivos).
Nós do Projeto Mi & Au fazemos parte desse grupo de pessoas. Escolhemos ajudar os animais, haja vista que eles não conseguem se auto ajudar com a qualidade que merecem (saúde, alimentação, vacinação, castração, etc.). Um animal precisa de cuidados e para exercer esses cuidados, faz-se necessário um cuidador.
O desejo (energia latente) de ajudar os animais não nos leva a realizar. É preciso o exercício da vontade (energia dinâmica).
Gostaríamos de ajudar a todos, porém somos limitados em espaço e recurso financeiro. Não são raras as críticas que recebemos quando não podemos acolher e abrigar um animal. Falta entendimento e compreensão por parte da população. Mas isso não quer dizer que “lavamos as mãos”.
Portanto, oferecemos aqui algumas sugestões caso você encontre um animal abandonado:
- Certifique-se se realmente o animal está abandonado. Pode ser de algum vizinho que você não conhece muito bem.
- Se está mesmo abandonado e você o encontrou, não o abandone novamente. Ele precisa muito da sua ajuda.
- se você sabe quem o abandonou, denuncie. Abandono e maus tratos é crime previsto em Lei (Lei Federal 9.605/1998).
- Ligue para o Projeto Mi & Au (11-2405-3877) e verifique a possibilidade do acolhimento e abrigo para o animal. Se houver a possibilidade, o Projeto vai propor a você (através de um contrato de prestação de serviços) a necessidade da doação de um valor mensal para a manutenção do animal até a sua adoção.
- Caso não seja possível o acolhimento do animal pelo Projeto, este vai sugerir que você ofereça “lar temporário” para ele. Enquanto ele estiver sob seus cuidados, leve-o ao veterinário do Projeto (ou outro de sua preferência) para verificar como está a saúde dele. O Projeto se compromete a castrar o animal sem nenhum custo e levá-lo as feiras de adoção aos finais de semana.
- Caso você não tenha espaço em sua casa, verifique a possibilidade de cuidar do animal na rua mesmo (Lei Estadual 12.916/2008 – Cão Comunitário). A rua é espaço público, não é propriedade particular de ninguém, portanto nenhuma pessoa pode se opor. Para cuidar de um animal e considerá-lo como cão comunitário você deve tomar alguns cuidados tais como: levar o animal ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, vaciná-lo e castrá-lo (através do Projeto/sem custo). Você deve providenciar também uma “casinha” para ele se abrigar nos dias frios e chuvosos e o registro de cão comunitário no Centro de Controle de Zoonoses de Guarulhos (11-2436-3666). Importante lembrar que o animal deverá ser alimentado todos os dias. Seu comedouro deverá ser lavado todos os dias e a água trocada, pelo menos duas vezes ao dia.
- Se as sugestões acima não lhe parecerem viáveis, resta então pedir ao Centro de Controle de Zoonoses (11-2436-3666) para recolher o animal e dar a ele o destino de acordo com a Lei. O Centro de Controle de Zoonoses é o órgão público responsável para resolver essas questões. Aliás, a questão do controle da natalidade de cães e gatos é de responsabilidade da administração pública, ou seja, a prefeitura.
Enfim, ficam aqui nossas sugestões. Como já dissemos: nosso amor e respeito pelos animais são ilimitados, mas nosso espaço e recurso financeiro são limitados e não nos permite ajudar a todos a contento.
Somos uma associação , uma ONG (organização não governamental) e não recebemos ajuda financeira de nenhuma esfera de governo para viabilizar nossas ações. Todas elas são realizadas a partir da doação de voluntários. Mesmo que recebêssemos ajuda de governo, não é nosso objetivo transformar o pequeno espaço que temos em depósito de animais, pois se assim fizéssemos, o bem estar deles ficaria comprometido.
Esperamos contar com a sua ajuda doando ração, remédio, casinhas, comedouros, bebedouros, dinheiro, seu tempo, móveis, roupas, sapatos, etc. Enfim, aceitamos tudo o que pode ser utilizado diretamente pelos animais ou revertido em dinheiro para sua manutenção, lembrando que uma adoção é uma ação demorada, e alguns animais ficam no abrigo por um longo período, impossibilitando o acolhimento e abrigamento de outros.