sexta-feira, 22 de maio de 2009

Câmara Municipal de Uruguaiana

 

Retirada de animais pelo Ibama volta a ser debatida pelos vereadores

Publicado em 19/05/2009

A retirada dos animais silvestres que estavam em uma empresa de Uruguaiana, no último dia 22 de abril, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), voltou a ser debatida pelos vereadores nesta terça-feira (19/05). Os parlamentares ouviram o funcionário da empresa Danilo Gonçalves e os veterinários Adenor Focchesatto e Jocelia Koenemann. Os três foram convidados à prestar esclarecimentos aos vereadores, atendendo a um pedido do vereador Ronnie Mello (PP). O proprietário da empresa Imul, João Francisco Tellechea, também acompanhou a sessão.

Os parlamentares municipais pretendem formar uma comissão especial legislativa para averiguar se houve favorecimento de interesses particulares com a retirada dos animais. A suspeita de favorecimento foi apresentada pelo funcionário Danilo Gonçalves que apontou a possível existência de um vínculo familiar entre um agente do IBAMA, de Santa Maria, e o proprietário do São Brás, criatório privado de fauna silvestre legalizado, para onde os animais de Uruguaiana foram encaminhados.

- O proprietário do criatório de Santa Maria é compadre do chefe do IBAMA de Santa Maria, e acompanhou, em Uruguaiana, a retirada dos animais, sendo que a operação deveria ser feita exclusivamente por agentes públicos – disse Gonçalves.

Os veterinários esclareceram que, apesar do criatório da empresa Imul não estar legalizado, dois laudos técnicos foram emitidos para o IBAMA e para empresa, atestando o bom estado sanitário dos animais silvestres que vinham sendo acolhidos e tratados pelos funcionários da empresa. De acordo com a veterinária Jocelia Koenemann, não haveria necessidade de remover os animais porque era bem cuidados.

O vereador Mauro Brum (PMDB) estranha que a empresa também tenha sido multada pelo IBAMA em R$ 61 mil por manter animais em cativeiro ilegal. Por 26 anos, a empresa prestou cuidados aos animais silvestres e domésticos apreendidos pelos órgãos de proteção e fiscalização ambiental na cidade de forma gratuita.

- Se sabe que o próprio IBAMA e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, por mais de 20 anos, eram os órgãos que encaminhavam os animais para a empresa Imul por falta de outro local regularizado e apropriado – comentou o vereador Brum.

O vereador Ronnie Mello lamentou que a fiscalização do IBAMA não tenha atendido ao convite da Câmara Municipal para prestar os seus esclarecimentos e responder aos questionamentos dos parlamentares. O vereador lembrou que o IBAMA limitou-se a enviar por escrito sua manifestação. Para o líder do Governo, Fernando Tarragô (PSDB), o principal objetivo da Câmara Municipal é esclarecer se houve algum interesse particular por trás da medida que resultou em levar esses animais de Uruguaiana para Santa Maria.

- Esses animais silvestres estavam bem adaptados e bem tratados no cativeiro. Se houve favorecimento a um criatório privado de Santa Maria é o que nos cabe averiguar – declarou o vereador Tarragô.