quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Portal ANFALPET - Donos 'de primeira viagem' devem mudar hábitos ao adotar um pet

 

Golden2520puppy2520in2520action2520001

A decisão de levar um animal de estimação para casa vai além de se decidir sobre sexo, porte ou raça do novo mascote. Antes de recebê-lo em casa, é preciso tomar alguns cuidados e até mudar hábitos. O primeiro deles, orienta a veterinária Adriana Oliveira Reis, é livrar a casa de qualquer veneno “caseiro”, como os que combatem ratos, baratas ou formigas. Também é preciso verificar se as plantas ornamentais da casa são tóxicas, pois elas podem ser prejudiciais a saúde do pet.

Filhotes são muito curiosos e tudo para eles é novidade. “Um filhote vê um fio elétrico e vai querer brincar. Muita gente costuma deixar o carregador de celular ligado direto na tomada, o que é um risco. Já se o novo animal for um adulto, ele vai ver o fio e provavelmente não vai ligar tanto”, diz a veterinária Giuliana Tessari. Ela sugere ainda colocar rede de proteção nas janelas, principalmente se a pessoa possui gatos.
Depois de preparar a casa para a chegada do novo morador, é hora de montar o enxoval, seja para filhote ou adulto. Ração adequada, vasilhas e uma caminha para dormir estão entre os itens essenciais.
Para a gerente de marketing Suemi Fucato, esse foi um dos preparativos mais divertidos e mais caros. "Logo que adotei, comprei tigelinhas, ração, caminha e mantinha. Acho que gastei R$ 250 de uma vez”, relembra a dona dos gatos Ozzy e Greta, que não têm raça definida, mas ganharam um lar e dona dedicada.
Nos preparativos para adoção, Suemi também começou a ler livros e blogs sobre gatos. “Queria estar preparada e saber o tamanho da ‘encrenca’ que me esperava”, conta, aos risos. Foi graças a essa busca por informação que ela se livrou da planta ornamental que tinha em casa. "Não sei se era venenosa ou não, mas não quis arriscar."
Primeiras noites
Quem leva um filhotinho de cachorro para casa precisa se preparar para o choro das primeiras noites de casa nova. A veterinária Giuliana sugere pegar uma camisa usada pelo dono e colocar na caminha dele para que o filhote não se sinta tão só. “Não tem jeito, na primeira noite ele vai chorar mesmo porque estava acostumado à companhia dos irmãos ou da mãe. Já os gatos não têm esse problema”.
Para tornar a noite mais confortável, a veterinária também sugere encher uma garrafa plástica com água morna e colocá-la dentro da camisa. “Só precisa ter cuidado com a temperatura, que deve ser de, mais ou menos, 38º C. A água não pode estar muito quente”, alerta.
Por mais que o primeiro impulso seja ir para perto do filhote logo que ele começar a choramingar ou levá-lo para dormir na cama com o dono, a veterinária a orienta que isso só deverá ser feito se o dono quiser tornar a iniciativa uma rotina.
Saúde
Receber o bichinho com comida, água e carinho é essencial, mas não é suficiente, de acordo com a veterinária Adriana Oliveira Reis. Cuidar da saúde do cão ou do gato é imprescindível para garantir o bem-estar do animal. Entre as orientações da profissional está uma visita ao veterinário para os primeiros cuidados médicos, como vermifugação e vacinas.
“O animal precisa ter o acompanhamento do veterinário porque as vacinas não são dadas de uma vez”, esclarece Adriana, que ainda sugere a castração. “Cachorros e gatos vivem por muitos anos, e é preciso cuidar do bem-estar deles durante toda a vida.”

Fonte: www.crmvsp.org.br