sexta-feira, 16 de abril de 2010

Solidariedade e os animais na enchente do Rio! «

 

raspadinha
Esta coisinha linda, encontrada em cima de um saco de lixo, foi a única que escapou de ser levada pela correnteza juntamente com sua mãe e mais quatro irmãos. O resgate, feito pela Bebel da SUIPA, aconteceu dia 12/04/10, no bairro Jardim Catarina em São Gonçalo. A lindinha, com aproximadamente um ano e meio, foi batizada de RASPADINHA.
E não é que a cadelinha arrumou uma encrenca básica… 5 “mães” para cuidar dela!!!!!  Revezamento constante de cafunés pra lindinha….Abaixo apresento à todos a galera do setor de atendimento telefônico e administrativo da SUIPA. Grandes meninas!!!! bjs a todas!!!!

esquerda para a direita: Neli, Elma, Lúcia, Estela e Tatiana

esquerda para a direita: Neli, Elma, Lúcia, Estela e Tatiana

Fonte: Sheila Moura –  http://ogritodobicho.blogspot.com/

Solidariedade e os animais na enchente do Rio! «

Chuvas: animais conseguem perceber desastres com antecedência - Casos de Cidade: Extra Online

 

Bombeiros resgatam vira-lata no Morro do Bumba, em Niterói. Foto: Fabiano Rocha / Extra

O resgate do pequeno vira-lata no Morro do Bumba, no último domingo, foi emocionante. Outros cãezinhos também escaparam com vida de deslizamentos de terras na comunidade de Viçoso Jardim e no Bairro de Fátima. Todos abandonados por donos que fugiram às pressas ou morreram soterrados. Casos como os de Niterói se espalham pelo mundo. As autoridades do Sri Lanka, por exemplo, não registraram nenhuma morte entre animais depois da tsunami que atingiu o país em 2004. Na época, milhares de seres humanos perderam a vida por causa das ondas gigantes.

Ao contrário dos homens, os bichos são capazes de perceber fenômenos naturais com antecedência e buscarem locais seguros. Muitos acreditam, inclusive, que eles são dotados de um sexto sentido. Mas, para o  veterinário Marcos Makoto Ishizaki, o que os animais têm, na verdade, são olfato, audição e instinto  de sobrevivência mais aguçados que nós.

- Não existe nenhum estudo a respeito de sexto sentido. O que é comprovado é que eles têm audição e olfato mais sensíveis. Quando acontecem tremores, com microabalos, os animais podem captá-los. Eles nem sabem o que é, mas sentem, por instinto, que correm perigo. Cães e gatos, por exemplo, podem captar odores e terem acesso a ondas sonoras que nós não captamos - explica o veterinário da Pet D'Or.

Animais domésticos são um caso à parte. Por estarem dentro de casa, muitas vezes, ficam presos e não conseguem escapar. Mesmo assim, as chances de eles sobreviverem quando soterrados é maior do que a dos seres humanos.
- A maioria dos animais é mais resistente a dor que os seres humanos. Isso pode explicar em caso de sobrevivência de algum cão soterrado, por exemplo - afirma Marcos.

As doações para os animais abandonados após a tragédia de Niterói podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Secretaria municipal de Projetos Especiais (Praça Fonseca Ramos s/nº, Terminal Rodoviário Roberto Silveira, 4º andar, Centro de Niterói).  Os interessados podem doar ração, medicamentos e recipientes para os bichos comerem e beberem água.

Cão percebe tremor na Califórnia

O Parque Nacional Yala, no Sri Lanka, que abriga elefantes, leopardos e crodilos, entre outras centenas de espécies, foi fechado após a tsunami que inundou a reserva ambiental  e matou turistas e funcionários. O fato de nenhum animal ter morrido depois das ondas gigantes, provocadas por um terremoto no oceano, tem explicação.

- Os terremotos emitem sons de seus epicentros que, muitas vezes, são percebidos antes do tremor por animais - garante o veterinário.

A prova de que os cachorros são mesmo mais sensíveis está nas imagens captadas por uma câmera de segurança durante um terremoto em Humboldt County, na Califórnia, nos Estados Unidos, em janeiro de 2009. O cão Sophie, uma mistura das raças labrador e golden retriever, percebe o tremor segundos antes das pessoas que estão no prédio. Confira abaixo.


Chuvas: Abandonados, animais também sofrem com as perdas - Casos de Cidade: Extra Online

Cão sobrevive ao deslizamento no Morro do Bumba, em Niterói Foto: Guilherme Amado

VÍDEO: cachorro 'órfão' do Morro do Bumba tem novo dono

À deriva numa imensidão de lama, destroços e casas vazias, o latido rouco e o olhar perdido dos cachorros que sobreviveram aos desmoronamentos da semana passada chamam a atenção. Abandonados por donos que tiveram de deixar a casa às pressas ou morreram, os bichos dependem da caridade alheia.
Um desses cães foi mostrado domingo pelo Extra. Resgatado por bombeiros no Bumba, em Niterói, o pequeno vira-lata foi entregue ao pintor Ubiraci Francisco Guimarães, de 48 anos, morador do morro que se afeiçoou e promete cuidar dele, caso os donos não apareçam:
— Não sei quem é o dono, talvez tenha morrido. Se não aparecer, eu cuidarei, porque me apeguei a ele.
Ubiraci mora no alto do Bumba, numa área que, segundo ele, não corre risco de desmoronar. Perto desse trecho, ao longo das casas interditadas, lugar meio cidade fantasma, meio vale de lágrimas, diversos cachorros foram abandonados. Um deles, preso a uma coleira, está rouco de tanto latir.

O vira-lata foi resgatado no dia seguinte da tragédia no Morro do Bumba, em Niterói. Foto: Fabiano Rocha/Extra

No Bairro de Fátima, na região central de Niterói, o drama se repete com quatro cachorros, cuja dona morreu num desmoronamento. Perdidos, rondam há uma semana o monte de lama e entulho que restou da casa em que moravam, talvez numa última demonstração da conhecida fidelidade
Doação para cães

Diante do problema dos animais abandonados, a Prefeitura de Niterói começou uma campanha para arrecadar doações para os bichos de estimação que pertencem às famílias abrigadas. Muitos deles estão sendo deixados para trás pelas vítimas dos deslizamentos por falta de condições para mantê-los.
O objetivo é estimular os desabrigados a resgatar cães e gatos do cenário da tragédia e levá-los para os abrigos, onde receberão comida e cuidados de saúde. Entre os itens mais necessários, estão ração, medicamentos e potes para servir comida e água.
No Rio, o presidente da Comissão dos Direitos dos Animais da Câmara Municipal, vereador Carlos Eduardo, criticou a falta de estrutura para cuidar dos animais perdidos:

- Hoje, temos uma falência. As ONGs acabam atuando num papel que seria da prefeitura.

As doações serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Praça Fonseca Ramos s/nº, Terminal Rodoviário Roberto Silveira, 4º andar, Centro de Niterói).