segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Resgate de cão emociona moradora de favela em Porto Alegre -

Resgate de cão emociona moradora de favela em Porto Alegre
Gonçalo Valduga

Direto de Porto Alegre



Mesmo tendo perdido quase tudo no incêndio que consumiu cerca de 70% da Vila Chocolatão, em Porto Alegre (RS), uma das moradoras teve motivos para sorrir. A papeleira Andréia de Oliveira Ferreira, 36 anos, quase foi às lágrimas ao ver um dos cães de estimação dos vizinhos ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.

"Graças a Deus. Traz para cá a coitadinha", desabafou a mulher, debruçando-se sobre o animal e dando-lhe um abraço carinhoso. A papeleira afirmou que "está contente que um dos cães da comunidade tenha se salvado".





Andréia explicou que não tinha nenhum animal em casa, mas sempre gostou de dar carinho e alimentar os mais de dez cães que viviam entre os moradores. Durante o fogo, a Brigada Militar informou que quatro cães morreram carbonizados.

Segundo a moradora, ela estava conversando com o marido na porta de sua residência quando sentiram um cheiro forte e viram a fumaça chegando de repente. "Não deu tempo de pegar absolutamente nada, apenas de afastar o butijão de gás para evitar um risco de explosão", disse.

O secretário da Associação de Moradores da Vila Chocolatão José Luís Ferreira, 58 anos, também perdeu quase tudo no desastre. De acordo com Ferreira, o fogo e a fumaça se expandiram rapidamente, destruindo completamente sua residência e demais pertences.

"Assim que senti o cheiro de queimado, corri para juntar meus livros, porque também sou professor e não posso ficar sem minha fonte de renda, e o meu cachorro, que me acompanha há anos", explicou. Ferreira também conseguiu salvar uma muda de roupas para não ficar apenas com as vestes do corpo.

"É muito triste. Os equipamentos eletrônicos e todos os demais pertences que eu tinha sumiram", desabafou. O secretário lembrou ainda que há mais de um ano a associação se reúne com as autoridades municipais para organizar uma retirada da comunidade.
Redação Terra