sábado, 8 de maio de 2010

Dano incalculável | Greenpeace Brasil

Dano incalculável | Greenpeace Brasil

Um novo lar e uma nova vida para ursos usados em rinhas no Paquistão

 

May 3, 2010

Dewa e Babu, aproveitando a vida no santuário após terem sido confiscados de caçadores ilegais

Dewa e Babu, aproveitando a vida no santuário após terem sido confiscados de caçadores ilegais
© BRC

Depois de uma vida repleta de sofrimento, os ursos resgatados têm se mostrado, em muitos casos, incapazes de se adaptar a uma vida na natureza. Para esses ursos, um santuário pode proporcionar um refúgio seguro para o resto dos seus dias. Eis aqui um relato atualizado sobre a nova vida que estamos oferecendo para os ursos de rinha no Paquistão...

Por mais de 10 anos, a WSPA e sua ONG afiliada paquistanesa, o Centro de Pesquisa de Biodiversidade do Paquistão (Bioresource Research Centre - BRC), dirigida pelo dedicado defensor da causa, o Dr. Fakhar-i-Abbas, vêm trabalhando incansavelmente para pôr um fim às rinhas de ursos. Nesse “esporte” cruel, cães ferozes são colocados diante de um urso indefeso, que havia sido amarrado a um poste por uma corrente. Os espectadores, então, observam quem irá resistir, se o urso ou os cães.

Casa cheia

Nossa campanha visando ao término desse “entretenimento” cruel e o resgate dos ursos tem sido tão bem sucedida que, atualmente, o santuário da WSPA no Kund Park, Paquistão, está cheio.

“Somos vítimas do nosso próprio êxito”, esclarece Fakhar. “Quando iniciamos oficialmente o nosso trabalho, em 2003, havia cerca de 300 ursos usados nas rinhas. Atualmente, de acordo com nossas recentes estimativas, sobrou um número aproximado de apenas 70.”

“Isso é maravilhoso - uma grande retribuição pelo nosso trabalho e pela gentileza dos apoiadores da WSPA; porém, no momento, não dispomos de meios para resgatar e cuidar de todos eles. Recentemente, o Kund Park ficou sem espaço. Por isso, é importante a criação de um novo santuário.”

Um novo lugar para chamar de lar

Graças aos apoiadores da WSPA, os projetos para um novo santuário já estão prontos. Um local ideal para a construção foi adquirido em Balkasar, e o primeiro dos três recintos está quase pronto. Assim como o santuário da WSPA em Kund Park, o novo santuário em Balkasar terá recintos espaçosos, áreas para isolamento e para cuidados veterinários, assim como piscinas e cavernas artificiais onde os ursos poderão começar a viver naturalmente - pela primeira vez em suas vidas.

os outros dois recintos, que serão construídos assim que forem disponibilizados os respectivos recursos, proporcionarão aos últimos ursos participantes de rinhas no Paquistão um lugar para viver com conforto pelo resto de suas vidas.

A história de Roshni

Roshni foi trazido, em 2009, para o santuário de Kund Park no Paquistão. Foi curado das feridas adquiridas durante as lutas, e agora desfruta de uma vida de paz.

Roshni foi trazido, em 2009, para o santuário de Kund Park no Paquistão. Foi curado das feridas adquiridas durante as lutas, e agora desfruta de uma vida de paz.
© WSPA

Roshni, um urso negro asiático, passa seus dias calmamente, seja dormindo em sua caverna para fugir ao calor do dia, seja entrando e saindo de uma piscina que ele compartilha com Jugno, seu vizinho. As mordidas de cães em torno do seu rosto e do seu pescoço foram curadas graças aos cuidados e tratamentos especiais recebidos no Santuário da WSPA em Kund Park; porém, ele levará muito tempo até recuperar-se de anos de trauma, alimentação deficiente e negligência.

Até bem pouco tempo, Roshni era usado em rinhas - um entretenimento brutal então muito popular no Paquistão. Durante cerca de 75 dias a cada ano, ele era acorrentado a um poste, bem no centro de um ringue, em frente a uma plateia. Cães eram colocados diante dele, travando até seis lutas diferentes por dia. Roshni não tinha qualquer chance de defesa ou de fuga.

Uma nova vida

Jugno, um urso macho asiático, junto à piscina que compartilha com Roshni no santuário.

Jugno, um urso macho asiático, junto à piscina que compartilha com Roshni no santuário.
© WSPA

Hoje, Roshni é um dos mais afortunados. Há nove meses, foi resgatado pela ONG afiliada paquistanesa da WSPA, o Centro de Pesquisa de Biodiversidade do Paquistão (Pakistan Bioresource Research Centre - BRC), e levado para o santuário de Kund Park, onde tem permanecido, desde então, sob os cuidados de Malik Ghulam Sarwar, zoólogo e administrador do santuário.

“Cuidar de ursos como Roshni é muito reconfortante”, esclarece ele. “Assim que chegam pela primeira vez, eles estão bastante desorientados, e parecem bem apáticos. Isso porque eles devem ter passado a maior parte de suas vidas em ambientes muito confinados, ou vivenciado a enorme crueldade e o trauma dos ringues de rinhas.”

“Então, aos poucos começamos a ver mudanças. Foi maravilhoso o momento em que Roshni começou a procurar comida pela primeira vez e tentou subir em uma árvore. Era um verdadeiro sinal de que ele estava se sentindo melhor, pois estava começando a se comportar como um urso na natureza.”

“A generosidade anteriormente demonstrada pelos apoiadores da WSPA permitiu que ursos como Roshni vivessem o resto de suas vidas sob os cuidados do santuário de Kund Park. Tão logo concluído, o novo santuário da WSPA permitirá que os demais ursos ainda usados em rinhas no Paquistão possam desfrutar da mesma vida de liberdade”, diz Malik Sarwar.

Conheça o trabalho da WSPA para acabar com as rinhas de ursos. >>

Aila

 

O Resgate de Cadilac

Essa linda pitbull foi resgatada pelos protetores Kelly e Utieli. Acompanhe:

Aila