Campanha canina é crítica divertida, mas séria, diz dono do animal.
Pleito do próximo domingo desperta pouco entusiasmo no país.
Da AFP, na Cidade do México
Fidel, um cão pitbull de um ano e meio, pêlo branco e com manchas cor de mel, vai tentar conquistar o voto dos decepcionados com a política mexicana nas eleições do próximo domingo com sua peculiar campanha na cidade de Guadalajara (oeste).
"Fidel é uma crítica muito divertida, mas também muito séria. Nosso objetivo é ser irreverente porque os políticos já debocham de nós há muitos anos", explicou Carlos Delgado, proprietário do candidato, em entrevista que mostra o cachorro em plena campanha.

O pitbull Fidel 'faz campanha' na cidade mexicana de Guadalajara. O cartaz diz que ele é candidato da 'perrada' (gíria para povo) e que vai combater a 'mordida' (trocadilho entre 'mordida' e 'suborno'). (Foto: AFP)
Fidel é apresentado como "o candidato da chachorrada" e tem outros slogans como "não sou gato (capacho) de ninguém", "não estou atrás de osso" (cargo público) e "não vou morder nada" (ser corrupto).
Cerca de 70 milhões de mexicanos vão às urnas para eleger os 500 deputados do Congresso, seis governadores e 568 prefeitos, numa campanha que desperta pouco entusiasmo entre os eleitores.
Existe, inclusive, um movimento que promove a anulação do voto como forma de protestar contra o descrédito dos partidos.