quarta-feira, 29 de abril de 2009

TRIBUNA DE URUGUAIANA: Preservar, mas que bicho é esse?

 

Em Uruguaiana, em operação concluída na primeira hora da tarde, desta quarta-feira, dia 22/04, 22 animais silvestres foram apreendidos nos pátios da IMUL, por ação de um contingente de 19 homens da Polícia Federal, fiscais do Ibama (Uruguaiana e Santa Maria), Brigada Militar e policiais rodoviários federais.
Segundo o diretor da Imul, João Francisco Tellechea Filho, a empresa de 57 anos está de luto, a comunidade solidária, lamentando a perda do espaço; destacando as crianças e escolares que usualmente frequentavam o abrigo para conhecerem de perto animais silvestres. João Francisco salienta que em 1999 – o grupo de voluntários havia solicitado a regulamentação da minireserva, sem obter resposta dos órgãos competentes. Também, foi lavrado auto-infração com multa de R$ 61 mil.
O gerente da Importadora, Danilo Gonçalves, considerou o procedimento de três horas e meia – “uma operação de guerra” injusta contra cidadãos de bem. Ato de truculência para resgatar animais recebidos, tratados e acarinhados – sem custo algum para qualquer órgão. Uma iniciativa espontânea e louvável da direção e funcionários que nos últimos 20 anos nunca capturou um exemplar sequer e apenas recebeu animais feridos ou abandonados por proprietários. As despesas de alimentação, veterinário e manejo eram custeadas pela IMUL. Gonçalves narrou ainda que o abrigo serviu ao próprio Ibama quando o órgão não tinha onde deixar animais resgatados.
O IBAMA informou que a apreensão foi baseada no descumprimento da Instrução Normativa 169 de dezembro de 2008 que regulamenta a manutenção de animais silvestres. Todos foram transportados para o Criadouro Conservacionista São Braz – no Passo da Ferreira - Santa Maria.

Por Valéria del Cueto às 18:13:00

imul4 imul imul1  imul3

imul2

Total despreparo tanto do IBAMA como dos “preservacionista” de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.Após a moderação será liberado.